Cinco mostras abertas ao público estão projetando filmes no Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Exibições acontecem até o dia 16 de novembro no Teatro Sete de Setembro e na Orla do Velho Chico, na cidade de Penedo.
A Mostra Competitiva conta com 27 filmes em curta-metragem, exibidos simultaneamente dentro de fora do Teatro Sete de Setembro, a partir das 19h30. Todos os curtas foram realizados por pessoas ligadas a universidades de quase todo o Brasil. Na noite de quarta-feira, os realizadores presentes subiram ao palco do Teatro para falar sobre a experiência de ver seus filmes projetados. Segundo Bruno de Alencastro, do filme “Menino Bosque”, os festivais universitários são de grande importância pela troca de experiências entre os universitários. Patrícia Galucci falou que assistir ao seu filme, “Ontem”, deixou-lhe muito emocionada. “Foi a primeira vez que ‘Ontem’ entrou em uma mostra não-temática e vê-lo exibido ao ar livre quase me fez chorar”, comenta a diretora.
Os cineclubes parceiros do Festival estão responsáveis pela coordenação da Mostra Infantil e do Circuito Cineclubista. No primeiro dia da Mostra Infantil, crianças das escolas municipais de Penedo lotaram o Teatro Sete de Setembro para assistir a seis filmes. Emanuel Cordeiro, de nove anos, conta que nunca tinha ido ao cinema. “Eu quero voltar mais vezes”, exclama Emanuel. Os filmes infantis estão sendo exibidos às 14h no Teatro. O Circuito Cineclubista conta com a projeção de curtas e longas brasileiros, na Orla do Velho Chico, a partir das 22h30.
Já a Mostra de Cinema Ambiental conta com a exibição de filmes que refletem principalmente a preservação do Rio São Francisco e com um debate entre público e convidados, a partir das 16h, no Teatro Sete de Setembro. O filme “Narradores de Javé”, exibido no dia 14, contou com depoimentos emocionados de pessoas que vivem às margens do rio desde o nascimento. Ainda serão exibidos os filmes “Navegantes” e “O Homem, o rio e o Penedo”, no dia 15, e “A Máquina”, no dia 16.
Também faz parte da programação a exibição de três filmes premiados na Mostra Sururu de Cinema Alagoano, às 22h, na Orla do Velho Chico. “Farpa”, de Henrique Oliveira, exibido no dia 14, ganhou os prêmios de melhor direção de arte e melhor ator; “O que lembro tenho”, de Rafhael Barbosa, recebeu seis prêmios, dentre eles o melhor filme de ficção; e “Exu – Além do bem e do mal”, de Werner Begetti, recebeu a premiação de melhor direção de fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário