Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Bom, como vocês viram no título hoje falaremos sobre o posicionamento que a marca Havaianas precisou fazer para sobrevive em um período delicado do mercado na década de 90.
Talvez você não se lembre (ou nem tenha nascido nessa época), mas as Havaianas eram conhecidas como alpargatas e vendidas com um modelo único até 1993. O produto era voltado ao consumidor de baixa renda e poderia ser encontrado em apenas três cores. Por essa razão, o público-alvo tinha vergonha de usar as sandálias, que eram associadas com a falta de dinheiro.
Com o sucesso da marca Rider, as Havaianas passaram por um período muito delicado. A única forma de sobreviver era mudar radicalmente o seu posicionamento para elevar o status do seu produto.
Finalmente, em 1994, surgiram as Havaianas top, com 40 opções de cores e três vezes mais caras que as originais. Para elevar o valor da marca, as propagandas eram protagonizadas por celebridades. Não demorou muito para que a classe média começasse a comprar as sandálias.
Pronto! A empresa assumiu novamente a liderança do mercado e até hoje é considerada um exemplo mundial de reconstrução de marca.
Você está passando por dificuldades em seu negócio? Fique tranquilo, isso é comum na vida do Empreendedor, o que você precisa é arregaçar as mangas e selecionar sua equipe de alto desempenho e credibilidade para um momento de estratégias, sim, é fundamental que líderes de sua confiança estejam envolvidos nesse processo, afinal eles estão no dia a dia e conhecem detalhes qual você não conseguirá identificar, devido ao fato de você está com outras atividades pertinentes a sua posição de negócio e está tudo bem, é fundamental que um CEO saiba efetuar bem a delegações de atividades estratégicas, dessa forma aumentar seu tempo e dar autoridade e oportunidade a sua equipe, qual estará totalmente envolvida para lhe trazer resultados e provar pra ela mesma, quanto está sendo grata pela indicação.
Dessa forma fica muito claro como é vantajoso e uma via de mão dupla a participação da equipe no planejamento estratégico.
Agora é levantar todos os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para traçar as melhores sacadas e implantar as melhorias e obter novos resultados.
É isso, até nosso próximo encontro!
Se gostou, deixa aí nos comentários e aproveita pra nos dar aquela força de incentivo em continuarmos trazendo novos conteúdos por aqui. Agora é com você, fala aí 👇🏻 o que você achou!
Tmj. 👊🏻👊🏻👊🏻
Nenhum comentário:
Postar um comentário